São as nossas malas de sonho meninas, o tipo de mala que qualquer mulher sonha ter.
Uma das paixões das mulheres são as malas. Os homens
nunca entenderam bem a razão pela qual nós, mulheres, adoramos tanto
este acessório, ao ponto de estarmos dispostas a pagar muito por uma
mala. Por vezes, até caro demais. Este é um mercado de luxo que não para
de crescer.
A moda das malas começou já no final do século XIX,
mas foi só por volta de 1920 que as carteiras, as bolsas ou os sacos se
tornaram num item essencial no guarda-roupa de qualquer mulher.
Alguns fabricantes europeus têm já uma longa história na produção de bens de couro, como é o caso da HJ Cave & Sons
, que foi fundada em 1839 e comercializa bens e acessórios de luxo. Em
contrapartida, o negócio das malas de senhora ainda é relativamente
recente na história de outras empresas, como na Louis Vuitton
e na Gucci
.
As malas mais caras do mercado são as da Hermès
. O preço mínimo por uma peça desta marca é de 5 mil euros. A Hermès
é conhecida por fabricar malas por encomenda e personalizadas ao gosto
da cliente. Nalgumas capitais mais conhecidas do ocidente, as listas de
espera para encomendar uma destas malas duram anos. Alguns modelos da Hermès são batizados com nomes de celebridades, como, por exemplo, as duas malas mais conhecidas da marca: a "Birkin", em homenagem a Jane Birkin, ou a "Kelly", em homenagem a Grace Kelly.
A Louis Vuitton, outro gigante das malas de luxo - apesar de se ter iniciado
no comércio de baús de viagem empilháveis
-, também não perdeu a oportunidade de fazer do mercado das malas de
luxo de senhora uma verdadeira mina de ouro. Hoje, a marca é tão
poderosa que as receitas
são na ordem dos 2,5 mil milhões de euros.
Por esta ser uma marca tão
desejada no universo feminino, uma réplica quase perfeita da Louis Vuitton pode custar cerca de 400 euros. Parece surreal, mas é a mais pura das verdades.
O mesmo se passa com outras marcas igualmente famosas e poderosas neste mercado de luxo, como é o caso da Gucci, Chanel, Prada, Dior entre muitas outras.
Perante isto, há uma pergunta que todos nós fazemos:
porque é que uma mala destas marcas de luxo é tão cara? A resposta pode
estar na visita ao atelier do criador Marc Jacobs, diretor criativo da Louis Vuitton.
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